Saab 96











O Saab 96 representou a maturidade do primeiro carro da marca, um projeto que sobreviveu por 30 anos
O recente acordo de compra pela holandesa Spyker pôs a Saab várias vezes nas manchetes. Abreviação de Svenska Aeroplan Aktiebolaget, a marca nasceu em 1937 em Trollhättan, Suécia, produzindo aviões militares. Dois anos depois, o modelo 92, seu primeiro carro, já era idealizado. Por causa da Segunda Guerra, o protótipo só ficaria pronto em 1946 e a produção começaria apenas em dezembro de 1949.



Compacto em forma de gota com portas “suicidas”, ele tinha aerodinâmica de avião, mas nem de longe dava rasantes – seu motor dois-tempos, com dois cilindros e 764 cm3, entregava só 25 cv. O câmbio de três velocidades comandava as rodas dianteiras até 105 km/h. Em 1956, o modelo foi atualizado como Saab 93. Com três cilindros e 748 cm3, o motor produzia 33 cv. Barras de torção da suspensão foram trocadas por molas helicoidais e braços sobrepostos, os pneus vinham sem câmara e na nova frente a grade se assemelhava a uma ferradura.
Além da embreagem automática Saxomat opcional, em 1957 o Saab 93 foi lançado nos Estados Unidos, que em dois anos já era o maior importador da marca. Com carburação dupla, o 93 GT750 tinha 50 cv e ainda podia ser preparado para mais 5 com o kit Super. Ainda em 1959 chegaria a perua 95. Com um banco dobrável no porta-malas, levava até sete pessoas – desde que ao menos duas fossem crianças...
Nova evolução viria em 1960, batizada de 96. As portas abriam para a frente, os para-lamas traseiros estavam mais elevados, a janela de trás envolvia as colunas e a ventilação foi aprimorada. O motor de 841 cm3 produzia 42 cv. Cintos de segurança vinham de série já em 1962, quando chegou a versão Sport com freios dianteiros a disco, carburação tripla e 10 cv a mais. Freios de duplo circuito dividido diagonalmente inovariam em 1964.



Fonte: Quatrorodas.com.br

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