Lâmpadas Especiais: lâmpadas super branca x lâmpadas xenon x falso xenon

Instalar lâmpadas super branca nos faróis dos automóveis está em alta no mercado, até as montadoras estão entrando nessa onda. Além de fornecerem uma luminosidade bela, estas lâmpadas iluminam mais com o mesmo consumo. A instalação é tão simples quanto a troca por outra original, não é necessário adaptações, muitas pessoas instalam por conta própria sem a necessidade de levar o automóvel a um instalador.

Temperatura da cor
A cor de uma iluminação pode ser medida em K (Kelvin). A iluminação de uma lâmpada de farol pode ser considerada branca a partir de 3700K. As lâmpadas super branca estão em tordo de 4000K. Observe que o K não é a potência, é a temperatura da cor. Existe muita confusão no mercado, tem gente achando que uma lâmpada de 4000K é mais forte que uma de 3500K.

Potência
Todos os carros de passeio que possuem lâmpadas de um filamento como H1, H3 e H7 são de 55W, as lâmpadas de dois filamentos como o H4 são de 55W para um filamento e 60W para o outro, na descrição dessas lâmpadas encontramos 55/60W.Lâmpadas com uma iluminação maior são aquelas que tem uma eficiência maior, aproveitam melhor o seu consumo. Muitos fabricantes conciliam as lâmpadas mais eficientes com uma iluminação mais clara.

Lâmpadas “Xing Ling” e seus problemas
Fabricantes nacionais como Philips e Osram tem uma ótima qualidade em suas lâmpadas automotivas graças às normas pré-estabelecidas pelas montadoras e pelas leis de trânsito nacional. Porem é muito comum encontrarmos no mercado lâmpadas de marcas desconhecidas ou com características totalmente diferente das originais, sendo o principal problema, o maior consumo elétrico, as mais comuns são as de 100W, e também as mais problemáticas.
Se o fabricante determina que 55W é o suficiente para lâmpadas automotivas, toda a fiação, os botões internos e a resistência térmica do farol será para 55W, portanto instalar qualquer lâmpada acima de 55W sobrecarregará todo o sistema do farol.
Problemas comuns causados por lâmpadas fora das especificações de fábrica;

O cromado refletivo do farol fica opaco devido às altas temperaturas das lâmpadas de maior consumo;
Fiação elétrica derrete e entra em curto-circuito estragando a fiação, zerando a bateria e imobilizando o automóvel;
Botões ou alavancas de acionamento dos faróis queimados devido a corrente maior de energia;

Outro problema que devemos tomar cuidado com estas lâmpadas de maior consumo é que são ilegais, as leis de transito não permitem que o automóvel passe por modificações nas especificações de fábrica. Portanto o motorista pode ser multado.

Lâmpadas Xenon
Lâmpadas xenon são totalmente diferente das lâmpadas incandescentes convencionais, é necessário uma complexa instalação onde será adicionado reatores e chicotes de fios para seu funcionamento. Estas lâmpadas são vendidas em kits com todas as peças necessárias para seu funcionamento e deve ser instalada por um profissional qualificado. O seu consumo é em torno de 30% menor e sua iluminação é de no mínimo 50% maior, portanto as lâmpadas xenon são muito mais eficientes. O custo do kit xenon é extremamente elevado se compararmos com o valor das lâmpadas convencionais, por este motivo, dificilmente veremos carros populares saindo de fábrica com este tipo de lâmpada, já carros super esportivos e de luxo é padrão sair de fábrica com lâmpadas xenon

Cuidado com o falso Xenon
Tome cuidado para não levar para casa “gato por lebre”. Fabricantes de lâmpadas super branca e alguns lojistas estão vendendo lâmpadas super branca como tipo xenon, o que na verdade não tem absolutamente nada de igual, o preço das lâmpadas super brancas são muito mais acessíveis do que as lâmpadas xenon e sua luminosidade é muito menor.
Créditos:techcar

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