Gerenciadores turbo


Um carro com injeção eletrônica original de fábrica tem a capacidade de gerenciar a quantidade de ar que o motor esta admitindo através de sensores controlados pela centralina (computador do carro), e com isso fazer as correções da mistura de combustível em tempo real. Quando o motor original é turbinado a quantidade de ar que o motor vai admitir é muito maior que a capacidade de leitura dos sensores e muito maior que a capacidade dos bicos injetores de combustível pode dar conta para a mistura ficar adequada. Lembrando que se uma mistura de ar/combustível ficar pobre (pouco combustível) num motor turbo em uma acelerada forte pode se destruir em poucos segundos. Esta falta de combustível também pode ocorrer nos carros carburados e a solução de gerenciadores eletrônicos para estes motores turbo adaptados são melhores e mais eficientes que a troca ou ajuste do carburador.
Devido a esta necessidade de mais combustível surgiram os gerenciadores eletrônicos para motores turbo. O sistema de funcionamento é simples, eles controlam o bico injetor de acordo com a pressão da turbina e rotação do motor.

Tipos de gerenciadores:
Gerenciador de bico extra – controla bicos adicionais, assim quando houver pressão positiva na pressurização o bico extra entra em ação garantindo a mistura perfeita. Os bicos extras são instalados normalmente entre 1 e 2 no cano ou tampa de pressurização ou 4 no coletor de admissão junto com os 4 originais, são indicados para todos os tipos de preparações, sendo apenas 1 bico extra monoponto para as preparações mais leves, 2 bicos extras monoponto para as preparações intermediárias e 4 bicos extras multiponto para as preparações mais fortes.
Gerenciador de bicos originais – controlam o tempo de abertura dos bicos originais, assim quando houver pressão da turbina os bicos originais ficam com um tempo maior de abertura, lembrando que os bicos originais já ficam 100% abertos em alta rotação na maioria dos carros originais, este sistema não pode ser utilizado para grandes potências, é mais indicado para aumento de torque em baixa rotação. Alguns preparadores aumentam a vazão dos bicos originais para continuar com apenas 4 bicos, porem é necessário todo um trabalho nas baixas rotações para não dar excesso de combustível prejudicando o lenta e aumentando o consumo.
Também existem no mercado controladores de ponto de ignição para carros turbo. Esses controladores retardam o ponto de ignição de acordo com a pressão da turbina prevenindo a detonação garantindo durabilidade e economia para o motor. É extremamente recomendado para carros turbo adaptados. Alguns controladores de bicos extras podem ter o controle de ponto de ignição incorporado, assim tornando-se uma solução completa.

Importante!
Um carro turbo adaptado nunca será perfeito se não existir um controlador de ponto de ignição de acordo com a rotação do motor e pressão da turbina. O travamento do ponto de ignição como é feito comumente em muitos motores com distribuidor não é uma solução adequada.
Créditos:techcar

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