Filtros de ar esportivos

Uma das primeiras modificações que um motor sofre na tentativa de ganhar alguns cavalos de força é a instalação de um filtro de ar esportivo, embora muitos clientes fiquem satisfeitos com o resultado é quase sempre efeito “placebo”, vamos explicar:

1- Se o seu filtro de ar original não causa obstrução suficiente a ponto de perder potência não existe um filtro esportivo que possa ser melhor e promover ganhos reais de potência trocando somente ele;
2- Filtros de ar originais tem um poder de filtragem altíssimo, portanto “entopem” rapidamente causando obstrução e perca de potência, um filtro esportivo não filtra tão bem e demora mais para ficar sujo e causar algum tipo de obstrução no fluxo de ar, assim na hora da troca do velho filtro original pelo novo filtro esportivo o dono pode sentir algum ganho de potência;
3- Caso o filtro de ar original do motor cause obstrução do fluxo de ar, mesmo sendo novo o ganho de potência não ultrapassa de 1% a 3%;

Não existe uma forma fácil de saber se o filtro original causa ou não obstrução, a única forma de descobrir seria testar em dinamômetros com os dois filtro e ver o resultado. Sendo que para esse tipo de teste o valor investido seria extremamente alto se considerarmos o possível ganho de potência.
Embora você possa ter ficado desanimado com o texto acima, logo abaixo iremos mostrar os motivos e as necessidades que justifiquem o investimento num filtro de ar esportivo.

Principais motivos para a instalação de um filtro esportivo:

1- Ronco do motor - Instalando um filtro de ar esportivo o barulho do motor ficar mais encorpado, dá para escutar o ronco vindo debaixo do capô. Os filtros originais abafam o som que vem da admissão do carro, quando instalado um filtro esportivo ele deixa passar o som da admissão. Não é um som alto e não incomoda. Em sua maioria os clientes aprovam;
2- Obrigatoriedade - Quando instalado kit turbo normalmente ele ocupa o lugar da caixa do filtro de ar original obrigando o dono do carro a instalar um filtro esportivo que ocupa menos espaço;
3- Maior fluxo de ar - Em qualquer tipo de preparação como troca de comando de válvulas, retrabalho do escapamento, instalação de kits turbo ou blower um filtro original que não obstruía a passagem de ar agora poderá obstruir e roubar potência significativa, um filtro esportivo garante o fluxo necessário;
4- Embelezamento - As empresas que fabricam filtros esportivos capricham no acabamento, elas não estão restritas ao orçamento limitado que fabricantes dos filtros originais estão, dessa forma são muito bonitos e exclusivos, é comum encontrar filtros esportivos em carros tuning;
5- Durabilidade – Filtros de ar esportivos bons são laváveis, portanto podem durar muito mais tempo que os filtros originais;

Existem no mercado inúmeros tipos e modelos de filtros de ar esportivos:
Duplo Fluxo – Formato Cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e na sua parte superior, são os que proporcionam o melhor rendimento, porém costumam ser os mais caros.



Direcionáveis – Formato Cônico com estrada de ar através de elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e é coberto por um duto de ar com o objetivo de direcionar o filtro numa posição em que receba o ar que vem e fora do capô. Quando menor a temperatura do ar admitido melhor o rendimento do motor.


Formato original – São filtros que ficam exatamente no mesmo lugar dos filtros originais de fabrica, porém suportam um fluxo de ar maior, normalmente são indicados para carros aspirados e pessoas que não querem modificar o formato do motor.


Este texto é exclusividade da Techcar Tuning, usamos como base para a elaboração do texto o funcionamento lógico dos motores a combustão, testes práticos em que fizemos ao longo dos anos e levantamento de pesquisa de satisfação de clientes e opiniões de preparadores.

Créditos:techcar

Um comentário:

Carlos disse...

Amigo, boa tarde.

Analisando o texto a cima, e para solucionar problemas como obstrução dos filtros por tempo de uso, desmontar o filtro original do carro, ronco do motor, e também no momento da venda do veículo costumam desvalorizar ou falar que é carro de corrida. Desenvolvemos no brasil uma tendência já existente no Japão e EUA, um Duplo gerador de vórtice que tem a função de ganhos não somente de potência mas também de torque , pelo fato de gerar um duplo turbilhonamento no momento da queima, benefícios como economizar combustível, ganhos de potência em 5% e 10% de torque, que foram os resultados do dinamometro da Dynojet, não tira a originalidade de qualquer carro, é a tendência que a SUPERFLUXO está trasendo ao mercado Brasileiro, nosso site estará no ar no começo de Dezembro . www.SUPERFLUXOS.com.br
Forte abraço, qualquer dúvida enviar email.

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