Fiat Marea exige que manutenção preventiva seja aplicada à risca

O Fiat Marea foi lançado no Brasil em 1998 já como modelo 1999, sendo que as primeiras unidades eram importadas da Itália. Por lá, o veículo foi comercializado entre 1998 e 2002.

Inicialmente foi vendido no Brasil com o motor Fivetech de cinco cilindros e 20 válvulas, com 127 cv na versão SX* e 142 cv (ELX e HLX). Outra opção era a motorização turbo de 182cv (emprestada do Fiat Coupé Turbo Italiano, originalmente com 220 cv).

A partir do modelo 2001, a Fiat inseriu um novo propulsor de 2.4 litros aspirado e 160 cv, originado do Lancia Thesis Italiano, no lugar do 2.0, 20 válvulas aspirado, privilegiando torque em baixas rotações, graças a um novo sistema de admissão variável e também à tecnologia do acelerador eletrônico (Drive By Wire). Este propulsor já trazia soluções tecnológicas para o mercado brasileiro, como por exemplo, o diâmetro do pescador de óleo maior, a fim de oferecer superior poder se sucção e volume de óleo as partes móveis.

A partir do modelo 2002, o Fiat Marea recebeu uma atualização estética com mudanças na grade frontal e principalmente na traseira, com novo desenho e as lanternas do Lancia Lybra. Aliás, estas lanternas eliminaram de vez o problema de infiltração de água, muito comum nas antigas traseiras esquerdas.

No segundo semestre de 2005, a Fiat lançou um novo pacote de mudanças, entre as quais alteração na grade frontal, faróis com máscara cromada, lanternas traseiras com detalhe fumê e novo posicionamento dos logotipos do veículo. Além da introdução da motorização 1.6 16v 4 cilindros com 106 cv, vinda da Argentina e herdada da linha Palio. Também foi inserido como inovação o sistema Connect, que permite ao motorista falar ao telefone celular enquanto dirige, utilizando o sistema de som do próprio veículo e um celular com tecnologia Bluetooth.

O Fiat Marea geralmente é bem avaliado por seus proprietários em razão de sua performance e conforto.

O sistema de coletor de admissão variável, comando de válvulas variável, injeção sequencial, air bags progressivos, eletro ventilador sequencial e outros detalhes, apesar de disponíveis desde 1998 no Fiat Marea, ainda são novidades para grande parte da frota de automóveis nacionais, e fazem dele um veículo diferenciado e requintado tecnologicamente.

Logicamente esta sofisticação tem seu preço e logo nos recordamos de um dos jargões do mundo da reparação, que o define como o típico veículo que "o rico não quer mais" e o "pobre não aguenta manter".

Pois bem, amigos, nosso papel é contribuir para a reversão deste fato, uma vez que a ida a um concessionário Fiat já não faz mais parte da rotina dos Mareas espalhados pelo Brasil.


Alerta

Antes de citarmos os parâmetros e dicas desta avaliação, é importante chamar a atenção para o seguinte fato: ao receber um Fiat Marea em sua oficina é de suma importância questionar o proprietário sobre o histórico do veículo. Por se tratar de um modelo que requer especial atenção no momento da reparação e possuidor de diversas particularidades, vale a pena investir alguns minutos em um bate-papo descritivo sobre o passado da manutenção. Com as informações do cliente o reparador poderá se nortear sobre o rumo da revisão, mesmo que o cliente solicite um simples reparo nos freios, por exemplo. A abordagem deverá ser bem explicativa e de claro entendimento, pois o objetivo não é de "empurrar" serviços, mas sim garantir que o Marea em questão sobreviva saudável por longos anos. Exemplo vivo deste parágrafo é o do veículo avaliado. Ele deveria passar apenas por uma revisão de rotina, com algumas intervenções corretivas, mas no final houve inclusive a necessidade de uma nova retífica no motor.

O modelo recebeu média 6,2 do conselho editorial e foi recomendado apenas por um dos seis colaboradores.




Artigo completo veja aqui: http://www.oficinabrasil.com.br

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