Weekend traz diferencial para retomar liderança
Nova versão da perua vem com preço sugerido de R$ 53.850


Linha 2009 da perua da Fiat traz bloqueio de diferencial inédito para veículos 4x2

Deparo-me com uma depressão um tanto difícil de ser vencida, na pista off-road preparada pela Fiat nos fundos do hotel onde ocorre o lançamento da nova perua Palio Weekend. A roda esquerda começa a girar em falso. Uma tentativa. Duas. Três. Nada de o carro sair do lugar. Aperto então o botão "ELD" (Electronic Locker Differential), que fica do lado esquerdo do volante. O veículo então sai do atoleiro com facilidade. Esse é o principal diferencial (quantas vezes será que o trocadilho será feito?) da linha 2009 da perua derivada do Palio.

Para ir além das alterações simplesmente visuais, mas sem ter de encarar as mudanças – e custos – que envolvem a conversão de um veículo para 4x4, a marca encontrou, com a fornecedora Eaton, uma solução meio-termo que contenta os que gostam de um pouco mais do que apenas o visual aventureiro. O diferencial equipa de série a versão top de linha Adventure, equipada com motor 1.8, que desenvolve de 112 cv (cavalos) se abastecida com gasolina a 114 cv (com álcool). Seu preço básico é de R$ 53.850. Há ainda a versão de entrada ELX (R$ 39.920) e Trekking (R$ 41.920), as duas com motor de 85 cv a 86 cv, com álcool e gasolina, respectivamente. Pioneira no segmento dos "off-road lights" – a Fiat foi a primeira a lançar um veículo do tipo, com a Palio Adventure, em 1999 –, a marca pretende recuperar a liderança perdida para a Volkswagen SpaceFox (7.464 unidades vendidas de janeiro a abril) e para a VW Parati (6.331). A perua da Fiat teve 5.494 unidades comercializadas nesse período, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Houve também por parte da fabricante a intenção de tornar o produto mais bonito. Por mais subjetivo que pareça, a impressão é que conseguiu. Os novos faróis com recorte redondo que invade o pára-choque dianteiro, as lanternas traseiras horizontalizadas (a luz de ré, integrada à tampa traseira, se integra à luz do pisca, no pára-lama), a grade frontal com duas barras horizontais, as molduras pretas nas caixas de roda e nos pára-choques ajudam a compor o visual mais valente. Em um primeiro momento, vista em três quartos de traseira, a nova Weekend chega a parecer maior, lembrando o utilitário esportivo Q7, da Audi. A versão Adventure Locker traz ainda soluções já adotadas na Idea Adventure, como o rack de teto em forma de "V", luz de pisca integradas ao retrovisor externo e, dentro, altímetros e bússola.
Nas versões ELX e Trekking, a novidade é justamente o motor 1.4 que já equipa o hatch Punto e o sedã Siena. Todas as versões incorporam as mudanças visuais, com capô com novas formas (e novo mecanismo de abertura), passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e traz abertura nas caixas de roda, até os pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto, em agosto do ano passado.
FICHAS TÉCNICAS
Fiat Palio Weekend ELX
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada
Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm
Câmbio: manual de cinco velocidadesSuspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,24 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,52 m de altura e 2,44 m de entreeixos
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 460 litros
Preço: R$ 39.920
Fiat Palio Weekend Trekking
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada
Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm
Câmbio: manual de cinco velocidadesSuspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,24 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,59 m de altura e 2,44 m de entreeixos
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 460 litros
Preço: R$ 41.920
Fiat Palio Weekend Adventure Locker
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.796 cm³ de cilindrada
Potência: 112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm (gasolina) a 18,5 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Câmbio: manual de cinco velocidadesSuspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,31 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,64 m de altura e 2,47 m de entreeixos
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 460 litros
Preço: R$ 53.850

2 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...