LED "tuna" por dentro e dá segurança por fora do veículo


Mais econômicos e duradouros que uma lâmpada incandescente, os LEDs ganham cada vez mais espaço nos automóveis. Usados no exterior, aumentam a segurança; no interior, personalizam o carro.
Há até quem diga que as lâmpadas comuns estejam com os dias contados. "A iluminação por LEDs vai substituir todas as lâmpadas dos carros na próxima década", diz o engenheiro Vicente Scopacasa, representante da Philips Lumileds.
O diodo emissor de luz, mundialmente conhecido como LED, de fato mostra ser mais eficiente que a lâmpada tradicional. Além de ser mais resistente à vibração, funciona por mais de dez anos contínuos.
"O tempo de acendimento do LED é inferior, suficiente para o motorista [do carro de trás] reagir com mais rapidez ao aviso de frenagem. A 100 km/h, essa fração de segundo significa percorrer cerca de 4 m a menos", diz Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli.
Parte dos carros nacionais já incorporou os LEDs de indicação, próprios para painel. "O Golf, em 1997, inaugurou a tecnologia na Volkswagen", lembra Kai Hohmann, gerente de desenvolvimento eletrônico da fábrica. "O novo Gol também a terá, provando que o LED está em quase todos os segmentos."
Os diodos com maior poder de iluminação --específicos para faróis e lanternas-- são mais sofisticados e caros. O Cadillac Escalade e o Audi R8 foram os primeiros a ganhar luzes dianteiras só de LEDs. Na Europa, o opcional para o esportivo custa 3.590 (cerca de R$ 9.200).
"Por ser compacto e possibilitar diferentes formas, o LED vai revolucionar o design dos automóveis", acredita Alexandre Abreu, engenheiro da Fiat.
Toque único
Na seção "tuning" das lojas, a tecnologia ganha outra conotação: estética. "A gama é ampla, vai desde uma simples lâmpada para dar colorido especial ao quadro de instrumento até uma antena de teto iluminada", informa Walter Torres, proprietário da Acessórios Car.
Já a SD Autoplast iluminou itens como a pedaleira e o esguichador de água. Mas a personalização pode se estender às soleiras e à manopla do câmbio, como as criadas pela Autopoli.
Na Tuning Imports, são os faróis e as lanternas que fazem sucesso. "Mais da metade das vendas é de modelos com LED, que custam o dobro", contabiliza o dono, Anderson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...