C3 e Punto duelam com motor 1.4

Na oferta de hatches médios com motorização 1.4, Fiat e Citroën travam um bom duelo com Punto e C3, respectivamente. Da parte francesa, houve uma leve reestilização na aparência e mudanças na suspensão no último mês. As modificações, porém, ainda não refletiram em ânimo no número de vendas do modelo desde a data em que foram incorporadas, já que entre agosto e setembro, a média de 3.000 unidades foi mantida. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 32.597 unidades do Punto contra 27.404 do C3 entre janeiro e setembro de 2008. Se no desempenho de vendas o compacto da Citroën perde, leva vantagem neste comparativo: desempenho mais equilibrado, maior oferta entre os equipamentos de série e preço mais baixo. Na versão Exclusive, o C3 sai por R$ 42.490, enquanto o concorrente custa R$ 44.280 na versão ELX. C3 tem conjunto mecânico mais refinado Vamos diretamente aos números: o 1.4 do C3 responde por 80 cv (g) e 82 cv (a) de potência a 5.250 giros e 12,6 kgfm (álcool e gasolina) a 3.250 rpm. O do Punto, por sua vez, é responsável por 85 cv (g) e 86 cv (a) de potência a 5.750 rotações e 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (a) de torque a 3.500 rpm. Ambos os modelos possuem transmissão manual de cinco velocidades. O toque francês da Citroën se vê presente no conjunto mecânico do C3. Diferentemente do seu rival, que se torna ruidoso demais ao passar dos 3.500 giros, o C3 tem um rodar mais refinado, resultado de um melhor entrosamento entre câmbio e motor. Os engates são mais precisos, enquanto no Punto, a folga incomoda nas trocas mais rápidas. O rodar, conseqüentemente, é mais suave. O Punto exige muita aceleração para sair do lugar e para ganhar velocidade, ou seja, trabalha em alta rotação a maior parte do tempo. Um detalhe importante no C3, que também é responsável pela sua melhor dirigibilidade, é a direção elétrica. Mais mole nas manobras, mas segura em velocidades mais altas, é direta. Hidráulica, a do Punto não exige esforço do condutor, mas é mais indireta nas respostas. Apesar disso, um relevo de cada lado do volante garante uma boa empunhadura. Em relação a conforto, o Punto acomoda melhor quem vai na parte de trás. O entreeixos de 2,51 metros contra 2,46 metros do C3 garantem mais espaço interno para quatro passageiros adultos. No porta-malas, o papo é outro; C3 leva 305 litros contra 280 litros do modelo da Fiat. No painel, o C3 manteve mostradores digitais, enquanto no Punto, as informações estão dispostas de forma analógica. O Punto tem um conjunto mais bem acabado, uma vez que o tipo de plástico (com relevo) usado no C3 dá a impressão de baixo custo. Outro ponto que deve ser repensado, como sempre será citado nas matérias que tiverem carros de montadoras francesas com este tipo de disposição, é a localização dos botões de acionamento dos vidros do C3. Para os da frente, o botão está na parte de baixo do console. Para os de trás, é preciso fazer contorcionismo (foto), pois estão atrás do freio de mão. Punto tem projeto mais moderno A aposta da Fiat no Punto é alta. Tanto que o hatch acaba de ganhar uma versão sedã, o Linea. O projeto é inovador e destaca a esportividade. Já o do C3, já enjoou, apesar do leve facelift em agosto. No visual, o carro da marca francesa ganhou pára-choques remodelados, com entradas de ar maiores, grade com fundo preto e borda cromada. Na lista dos equipamentos de série, o C3 dispõe de airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, retrovisores, vidros e travas elétricas. Entre os opcionais, há sensor de estacionamento, direção elétrica, CD player com comandos no volante, rodas de liga leve, além de um pacote com ar-condicionado automático, faróis com acendimento e limpador do pára-brisa automáticos. O Punto traz de fábrica alerta do limite de velocidade, ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, vidros dianteiros e travas elétricas. A lista de opcionais do Punto é mais extensa: vidro elétrico traseiro, rodas de liga leve, retrovisor externo elétrico, predisposição para rádio, chave canivete, airbag duplo e freios ABS. Há pacotes também, como o composto por apóia braço central, banco traseiro bipartido; Bluetooth com comandos no rádio, airbag, freios ABS e CD player com MP3; e por último, sensor de chuva, de farol e retrovisor interno eletrocrômico.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...