Chevrolet apresenta o novo Camaro 2010, a volta de um ícone




Um carro esportivo e divertido para o século 21. Assim é o Chevrolet Camaro 2010 apresentado em Detroit (Estados Unidos), cujas vendas serão iniciadas no primeiro trimestre de 2009. O Camaro 2010 combina um excelente visual com desempenho, tecnologia avançada e uma surpreendente e eficiente motorização. Além disso, o Camaro é econômico, se comparado aos concorrentes: faz uma média (cidade/estrada) de aproximadamente 11 km/litro.
Construído de acordo com a nova e mundial arquitetura para veículos com tração nas rodas traseiras, o Chevrlolet Camaro será disponível nas versões LS e LT com motor seis cilindros, além da SS, com motor V8. Todas as versões vêm equipadas com transmissão de seis marchas.
“O Camaro proporciona tudo o que fez da Chevrolet esta marca reconhecidamente jovem e mundial,” afirma Ed Peper, vice-presidente da GM Norte-América divisão Chevrolet. “Ele compete com os melhores carros esportivos do mundo e o faz com estilo, economia de combustível e custo-benefício com os quais nossos concorrentes simplesmente não podem se equiparar”, completa o executivo.
As avançadas tecnologias de motorização e câmbio, incluindo motores com injeção direta e gerenciamento ativo de combustível permitem um equilíbrio excelente entre alto desempenho e a eficiência na economia de combustível.
“O novo Chevrolet Camaro proporciona um pacote totalmente moderno e avançado de desempenho, conforto e tecnologia. É um carro esportivo para uma nova geração de entusiastas que não esquecem a herança que ajudou a fazer do original um ícone cultural. Isto é uma façanha e houve um comprometimento mundial para atingi-la”, acrescenta Peper.
Na verdade, o Camaro 2010 exemplifica o processo de desenvolvimento global da GM. O conceito de projeto originado nos Estados Unidos; a engenharia foi dirigida pela equipe global de tração nas rodas traseiras da GM na Austrália; a validação foi realizada mundialmente e a montagem acontecerá na fábrica de Oshawa, no Canadá.
Dianteira longa e traseira curta são características do design
Com um projeto que é bastante fiel ao conceito original, o Chevrolet Camaro 2010 é um carro esportivo do século 21, mas que reconhece suas tradições. Uma dianteira longa e uma traseira curta dão ao modelo proporções clássicas, enquanto que o perfil liso do pára-brisa e os pára-lamas bem delineados são elementos modernos que reforçam sua engenharia avançada – dando ao carro uma postura agressiva.
Elementos tais como um formato em “V” para frente na parte dianteira do carro e as aletas nos painéis laterais traseiros são inconfundivelmente traços do Camaro, da mesma forma que os “ombros” largos do pára-lama traseiro. Estes elementos fazem com que o Camaro seja imediatamente reconhecido, além das rodas largas de 18, 19 e 20 polegadas, que também contribuem para a aparência moderna do Camaro.
“O novo Camaro é apenas isto: novo”, disse Ed Welburn, vice-presidente de Projeto Global GM. “Nós entendemos a forte tradição do nome no projeto, mas reconhecemos que manter este moderno e importante carro significava mais que simplesmente honrar um carro clássico. As linhas, postura e execução geral são consistentes com outros novos carros da Chevrolet.”
Um equilíbrio bem executado de tradição, desenho moderno e atenção aos detalhes também caracterizam a parte interna do Camaro. Os dois mostradores do painel dos instrumentos bastante profundos, dão um toque dos esportivos clássicos ao Camaro, enquanto um pacote disponível de luz ambiente oferece a tecnologia de LEDs para propiciar à cabine um brilho diferenciado e convidativo. O estofamento em tecido é de série, mas estão disponíveis bancos em couro com aquecimento.
Detalhes tais como, botões e comandos com acabamento cromado, superfícies com pouco brilho transmitem uma riqueza que é inédita nos modelos anteriores do Camaro – e desafia seus concorrentes contemporâneos. Outros grandes detalhes são evidenciados no grupo de instrumentos disponível no console central, que lembram uma opção similar nos Camaros 1969. Ele exibe a temperatura do óleo, pressão de óleo, condição da bateria e temperatura do óleo da transmissão, tudo destacado com a moderna iluminação de LEDs.
Três opções de motores e câmbio de seis marchas
Um avançado e eficiente motor 3.6 litros de seis cilindros em “V” com injeção direta e comando variável de válvulas é um item de série para os modelos LS e LT. A tecnologia de injeção direta ajuda o motor a gerar mais potência através da eficiência aumentada, enquanto mantém a economia de combustível e as baixas emissões de gases.
O motor 3.6 litros do Camaro também utiliza comando variável de válvulas para otimizar o desempenho e a economia de combustível em todas as faixas de rotação do motor. Apresenta uma potência estimada de 304 cv e torque de 37,7 kgfm. A transmissão manual de seis marchas é um item de série. Há a opção de transmissão automática Hydra-Matic 6L50 de 6 marchas, controlada eletronicamente, com controle de mudanças no volante.
Já o novo motor V8 L99 é utilizado nos modelos SS equipados com transmissão automática. Embora tenha sido construído para proporcionar alto desempenho, também possui o sistema de Gerenciamento Ativo de Combustível. Ele permite que o motor funcione com apenas quatro cilindros durante condições de carga leve, como por exemplo, em estradas, para melhorar a economia de combustível. O motor V8 tem uma potência estimada de 406 cv e torque de 54,6 kgfm; e está combinado com uma transmissão automática de seis marchas Hydra-Matic 6L80.
Os modelos equipados com transmissão manual recebem o motor LS3, com estimados de 428 cavalos de potência e torque de 56,4 kgfm. O LS3 apareceu primeiramente no Corvette 2008 e utiliza os cabeçotes de motor de alto fluxo, baseados no motor LS7 do Corvette Z06, para permitir um alto torque final e uma alta potência. É equipado com uma transmissão de seis marchas TR6060.
Arquitetura global da GM presente no veículo
O Camaro 2010 foi construído de acordo com a arquitetura global da GM, com uma estrutura resistente da carroceria. Uma das novas tecnologias utilizadas é a estampagem da lateral em uma peça única.
O Chevrolet Camaro dispõe de duas suspensões. Os modelos LS e LT estão equipados com uma suspensão FE2 (esportiva), enquanto que o modelo SS está equipado com a FE3 (desempenho), incluindo uma altura de condução mais baixa. Cada uma delas está regulada para atender às capacidades de desempenho de seus respectivos motores, da mesma forma que as combinações de suas rodas e pneus.
Freios a disco nas quatro rodas com ABS são de série para todos os modelos. Os modelos LS e LT estão equipados com pinças de pistão simples, com pinças traseiras de alumínio para redução do peso. Já os modelos SS possuem discos maiores que são acionados através de pinças de alumínio Brembo com quatro pistões.
O sistema de controle eletrônico de estabilidade StabilTrak da GM é de série e incorpora o controle de tração. O sistema nos modelos SS inclui o modo Competição/Esportivo que é ajustável para o desempenho da condução, como por exemplo, para uma pista de corrida. Ele também inclui um dispositivo de Controle de Rotações do Motor para a largada para os modelos com transmissão manual, que permite saídas mais rápidas.
Aços de alta resistência aumentam a segurança do modelo
Projetado para proteger os ocupantes antes, durante e após uma colisão, o Chevrolet Camaro dispõe de um sistema abrangente de dispositivos de segurança – começando por uma estrutura resistente da carroçaria e uma gaiola de segurança integral ao redor do compartimento de passageiros. Aços de alta resistência e aço de ultra-resistência são utilizados em áreas-chave por toda a estrutura.
Tecnologias de segurança incorporadas no Camaro incluem:• Airbags de duplo estágio para o motorista e passageiro dianteiro • Airbags para impacto lateral (tórax) instalados no banco do motorista e do passageiro dianteiro• Airbags de cortina para impacto lateral (cabeça) para os bancos dianteiros e traseiros• Limitadores de carga e pré-tensionadores do cinto de segurança dos bancos dianteiros
O sistema de detecção do passageiro dianteiro nota a presença de crianças e de adultos de pequena estatura, evitando o acionamento do airbag quando necessário.
Modelo possui uma série de equipamentos de série
Veja alguns itens de destaque deste Camaro:
• Estilo com traços contemporâneos e disponibilidade de dez cores externas• Modelos LS e LT disponíveis com um motor de 3.6 litros com seis cilindros em “V”, com injeção direta e comando de válvulas variável e a escolha entre transmissão manual ou automática de seis marchas• Modelo SS oferecido com motor V8 de 6.2 litros – incluindo Gerenciamento Ativo de combustível nas versões equipadas com transmissão automática – e transmissão manual de seis marchas• Sistema de suspensão independente nas quatro rodas• Direção hidráulica variável • Sistemas de freio a disco nas quatro rodas em todos os modelos, incluindo as pinças Brembo nos quatro pistões, nos modelos SS • Sistema de controle de estabilidade StabiliTrak e controle de tração de série para todos os modelos• Modos Competição/Esportivo para o sistema de estabilidade, disponível nos modelos SS, incluindo controle de rotações do motor para a largada nas versões com transmissão manual de seis marchas• Rodas de 18, 19 e 20 polegadas• Interior inspirado no desenho dos primeiros Camaros, com uma excelente atenção a detalhes e disponibilidade de iluminação ambiente através de LEDs• Estrutura reforçada da carroçaria e excepcional qualidade de fabricação• Seis airbags de série, incluindo airbags laterais de cortina e airbags dianteiros• Pacote de aparência RS disponível para os modelos LT e SS, incluindo faróis com luz Xenônio, com sinalizadores de direção integrados, spoiler, luzes traseiras exclusivas e rodas de 20 polegadas
O novo Camaro também possui tecnologias que aumentam o desempenho, conforto e a conveniência, incluindo: conectividade Bluetooth; sistema de Áudio Premium Boston Acoustics; conectividade USB; sensor de estacionamento traseiro; sistema de partida remota do veículo; OnStar e Rádio com Satélite XM. A General Motors Corporation (NYSE: GM), é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder mundial de vendas anuais da indústria há 77 anos consecutivos. Fundada em 1908, a GM emprega atualmente 266.000 funcionários ao redor do mundo. Com sua sede principal em Detroit, a GM manufatura seus carros e veículos comerciais em 35 países. Em 2007, os consumidores compraram globalmente cerca de 9,37 milhões de carros e comerciais GM, comercializados com as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saab, Saturn, Vauxhall e Wuling. A subsidiária da GM OnStar é a líder da indústria em segurança veicular, proteção e serviços de informação. Mais informações a respeito da GM podem ser encontradas no site http://www.gm.com/.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...