GM do Brasil expande complexos de Mogi das Cruzes e Sorocaba (SP)

Com quase nove anos de existência, o Complexo Industrial e Comercial da GM de Mogi das Cruzes (SP), ganhará uma expressiva expansão de suas atividades, que implicará na contratação de novos 300 funcionários e o funcionamento, já a partir do próximo mês de agosto, em três turnos de trabalho.
No Centro Distribuidor de Peças, em Sorocaba (SP), que já completou 12 anos de atividades, também serão criados novos 100 postos de trabalho. O investimento total nas duas unidades será de R$ 50 milhões.
“O mercado brasileiro vive um momento especial de expressivo crescimento, o que nos impulsiona à ampliação de nossas atividades nas unidades da empresa no País”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.


Ampliação da unidade de Mogi das Cruzes
A medida mais imediata da readequação das atividades do Complexo da GM em Mogi das Cruzes será a transferência do Centro Distribuidor de Peças para a cidade de Sorocaba, a 100 quilômetros da capital paulista, o que ocorrerá de forma gradativa, já a partir desta semana e até julho de 2009.
No Complexo de Mogi propriamente dito, a área de manufatura, que inclui a estamparia, já no próximo mês de agosto, absorverá novas células de montagem de alguns subconjuntos da linha do modelo Chevrolet Astra, Classic e Vectra, que antes eram produzidos na unidade de São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista).
Tanto a manufatura de subconjuntos quanto a área de produção de componentes estampados para os veículos que já foram descontinuados da linha de montagem, funcionarão em três turnos de trabalho. Para essa ampliação das atividades a GM iniciará imediatamente um processo de seleção e recrutamento, de 300 novos funcionários.
Em abril de 2008, já havia sido criado o segundo turno de trabalho nas atividades da área de estamparia, o que implicou na contratação de 44 novos funcionários. Hoje, o Complexo de Mogi já conta com 300 funcionários diretos. Portanto, antes do final do ano, seu efetivo atingirá 800 funcionários, incluindo os diretos e indiretos.


Claudio Eboli, diretor de operações do Complexo de Mogi das Cruzes, assinala ainda que o Complexo de Mogi das Cruzes, além da produção de estampados para os modelos descontinuados, cada dia mais se consolida como produtor e supridor de autopeças para os veículos atualmente em linha.
Inaugurado em cinco de novembro de 1999, o Complexo de Mogi das Cruzes produz peças estampadas para modelos atualmente em produção, a exemplo da picape média S10 e dos monovolumes Meriva e Zafira.
Lá em Mogi das Cruzes também são pintadas algumas peças estampadas específicas praticamente para toda a linha de modelos da marca Chevrolet. Além disso, são feitas também soldas de conjuntos para a S10, que lidera o segmento das picapes médias no Brasil há 13 anos consecutivos desde seu lançamento em 1995.
No ano de 2.007 o Complexo da GM em Mogi das Cruzes estampou 2 milhões e 300 mil peças, destinadas principalmente para o mercado brasileiro e também para as exportações. Com a nova ampliação, sua capacidade chegará a 4 milhões de peças por ano.
Expansão da unidade de Sorocaba
Inaugurado em cinco de março de 1996, o Centro Distribuidor de Peças, que completou 12 anos de existência neste ano, é reconhecido internacionalmente no âmbito da General Motors Corporation, como um centro de excelência na área de logística.
Com 558 funcionários diretos e indiretos, que trabalham em dois turnos, esta unidade da GM é um dos mais modernos do mundo e seu sistema operacional é também utilizado pela Austrália e alguns países da Europa.
Nos próximos meses, já com a transferência do Centro Distribuidor de Peças de Mogi das Cruzes para Sorocaba, esta unidade contará no total com 658 postos de trabalho.
O Centro Distribuidor de Peças de Sorocaba é bastante moderno e conta, por exemplo, com o sistema ‘Catalyst’, que permite um eficiente gerenciamento de estoque em tempo real. Sai uma peça deste estoque e, imediatamente, o inventário é atualizado.
Quando completou 10 anos de funcionamento, o centro da GM de Sorocaba superou a marca de 300 milhões de peças despachadas, o equivalente a 146 milhões de quilos. Para este transporte foram utilizados 40 mil caminhões. Já considerando as peças recebidas e despachadas, a movimentação média alcança 6 milhões de itens por mês.
Para se ter idéia do que isto representa, são 300 mil peças por dias, ou ainda 18 mil peças por hora – ou 300 por minuto ou 5 por segundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...