
No Centro Distribuidor de Peças, em Sorocaba (SP), que já completou 12 anos de atividades, também serão criados novos 100 postos de trabalho. O investimento total nas duas unidades será de R$ 50 milhões.
“O mercado brasileiro vive um momento especial de expressivo crescimento, o que nos impulsiona à ampliação de nossas atividades nas unidades da empresa no País”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Ampliação da unidade de Mogi das Cruzes
A medida mais imediata da readequação das atividades do Complexo da GM em Mogi das Cruzes será a transferência do Centro Distribuidor de Peças para a cidade de Sorocaba, a 100 quilômetros da capital paulista, o que ocorrerá de forma gradativa, já a partir desta semana e até julho de 2009.
No Complexo de Mogi propriamente dito, a área de manufatura, que inclui a estamparia, já no próximo mês de agosto, absorverá novas células de montagem de alguns subconjuntos da linha do modelo Chevrolet Astra, Classic e Vectra, que antes eram produzidos na unidade de São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista).
Tanto a manufatura de subconjuntos quanto a área de produção de componentes estampados para os veículos que já foram descontinuados da linha de montagem, funcionarão em três turnos de trabalho. Para essa ampliação das atividades a GM iniciará imediatamente um processo de seleção e recrutamento, de 300 novos funcionários.
Em abril de 2008, já havia sido criado o segundo turno de trabalho nas atividades da área de estamparia, o que implicou na contratação de 44 novos funcionários. Hoje, o Complexo de Mogi já conta com 300 funcionários diretos. Portanto, antes do final do ano, seu efetivo atingirá 800 funcionários, incluindo os diretos e indiretos.
Claudio Eboli, diretor de operações do Complexo de Mogi das Cruzes, assinala ainda que o Complexo de Mogi das Cruzes, além da produção de estampados para os modelos descontinuados, cada dia mais se consolida como produtor e supridor de autopeças para os veículos atualmente em linha.
Inaugurado em cinco de novembro de 1999, o Complexo de Mogi das Cruzes produz peças estampadas para modelos atualmente em produção, a exemplo da picape média S10 e dos monovolumes Meriva e Zafira.
Lá em Mogi das Cruzes também são pintadas algumas peças estampadas específicas praticamente para toda a linha de modelos da marca Chevrolet. Além disso, são feitas também soldas de conjuntos para a S10, que lidera o segmento das picapes médias no Brasil há 13 anos consecutivos desde seu lançamento em 1995.
No ano de 2.007 o Complexo da GM em Mogi das Cruzes estampou 2 milhões e 300 mil peças, destinadas principalmente para o mercado brasileiro e também para as exportações. Com a nova ampliação, sua capacidade chegará a 4 milhões de peças por ano.
Expansão da unidade de Sorocaba
Inaugurado em cinco de março de 1996, o Centro Distribuidor de Peças, que completou 12 anos de existência neste ano, é reconhecido internacionalmente no âmbito da General Motors Corporation, como um centro de excelência na área de logística.
Com 558 funcionários diretos e indiretos, que trabalham em dois turnos, esta unidade da GM é um dos mais modernos do mundo e seu sistema operacional é também utilizado pela Austrália e alguns países da Europa.
Nos próximos meses, já com a transferência do Centro Distribuidor de Peças de Mogi das Cruzes para Sorocaba, esta unidade contará no total com 658 postos de trabalho.
O Centro Distribuidor de Peças de Sorocaba é bastante moderno e conta, por exemplo, com o sistema ‘Catalyst’, que permite um eficiente gerenciamento de estoque em tempo real. Sai uma peça deste estoque e, imediatamente, o inventário é atualizado.
Quando completou 10 anos de funcionamento, o centro da GM de Sorocaba superou a marca de 300 milhões de peças despachadas, o equivalente a 146 milhões de quilos. Para este transporte foram utilizados 40 mil caminhões. Já considerando as peças recebidas e despachadas, a movimentação média alcança 6 milhões de itens por mês.
Para se ter idéia do que isto representa, são 300 mil peças por dias, ou ainda 18 mil peças por hora – ou 300 por minuto ou 5 por segundo.
0 comentários:
Postar um comentário